JANELA DE DISCIPLINA SOCIAL
PAUL MCCOLD e TED WACHTEL
(Instituto
Internacional de Práticas Restaurativas,
Bethlehem, Pensilvânia, EUA)
PAUL MCCOLD e TED WACHTEL apresentaram proposta de uma teoria de
justiça restaurativa, composta de três
estruturas conceituais distintas, dentre as quais, a JANELA DE DISCIPLINA
SOCIAL. Segundo os autores, todos que detêm cargo de autoridade precisam tomar
decisões sobre como manter a disciplina social (pais criando filhos,
professores em salas de aula, empregadores supervisionando empregados ou
profissionais da justiça respondendo a transgressões penais). Até pouco tempo punições
eram vistas como a única forma eficiente de disciplinar aqueles que se
comportavam mal ou cometiam crimes.
Punição e outras opções estão ilustradas na JANELA
DE DISCIPLINA SOCIAL (gráfico acima), criada pela combinação de duas situações:
CONTROLE, que limita ou influencia as pessoas, e APOIO, que cuida, encoraja ou
assiste pessoas. As combinações desses continuums
foram limitadas a ALTO e BAIXO. A delimitação clara de limites e a imposição
diligente de padrões de comportamento caracterizam um alto grau de controle
social. Padrões vagos ou fracos de comportamento e regulamentos permissivos ou
inexistentes caracterizam um baixo controle social. A assistência ativa e
preocupação pelo bem-estar coletivo caracterizam o alto apoio social. A falta
de encorajamento e uma provisão mínima para necessidades físicas e emocionais
caracterizam o baixo apoio social. Combinando um nível alto ou baixo de
controle com um nível alto ou baixo de apoio, a JANELA DE DISCIPLINA SOCIAL define
quatro abordagens à regulamentação do comportamento: PUNITIVA, PERMISSIVA, NEGLIGENTE E RESTAURATIVA.
A abordagem PUNITIVA/RETRIBUTIVA, com ALTO
CONTROLE E BAIXO APOIO, tende a estigmatizar as pessoas rotulando-as
indelevelmente de forma negativa. A abordagem PERMISSIVA/REABILITADORA, com BAIXO
CONTROLE E ALTO APOIO, tende a proteger as pessoas das conseqüências de suas
ações erradas. BAIXO CONTROLE E BAIXO APOIO conduzem a uma disciplina social
NEGLIGENTE, uma abordagem caracterizada pela indiferença e passividade.
A abordagem RESTAURATIVA, com ALTO CONTROLE E
ALTO APOIO, confronta e desaprova as transgressões, afirmando o valor
intrínseco do transgressor. A essência da justiça restaurativa é a resolução de
problemas de forma colaborativa. Práticas restaurativas proporcionam, àqueles
que foram prejudicados por um incidente, a oportunidade de reunião para
expressar seus sentimentos, descrever como foram afetados e desenvolver um
plano para reparar os danos ou evitar que aconteça de novo. A ABORDAGEM
RESTAURATIVA É REINTEGRADORA e permite que o transgressor repare danos e não
seja mais visto como tal.

Procuramos na E.E.ETI JOSÉ MUNIZ TEIXEIRA, TODOS OS MEIOS DE APRESENTAR AOS NOSSOS EDUCANDOS ATRAVÉS DE PALESTRAS, PROJETOS, TRABALHOS ESCOLARES, EM TODOS OS MOMENTOS A IMPORTÂNCIA DELE NA SOCIEDADE E QUE NÃO SERÁ SEU PODER AQUISITIVO OU ESTRUTURAL, QUE VAI IMPEDIR O ALUNO A FAZER PARTE DA SOCIEDADE DE FORMA DIGNA E RESPEITOSA. PROCURAMOS MOSTRAR QUE TODOS TEM A MESMA OPORTUNIDADE ATRAVÉS DOS ESTUDOS, PORQUE OS ESTUDOS LEVARA A CHEGAR ONDE SEUS OBJETIVOS SERÃO TRAÇADOS PARA O FUTURO. HOJE PRESERVAMOS UM ATO QUE EM MUITAS ESCOLAR NÃO SE VÊ MAIS QUE SÃO OS CULTOS A BANDEIRAS. NA NOSSA ESCOLA ISSO É FEITO PELOS NOSSOS ALUNOS FALANDO EM DEUS, NO RESPEITO, NA AMIZADE, NAS CONQUISTAS E POR FINAL CANTAMOS O PAI NOSSO COM MUITO RESPEITO COM OS ALUNOS DOS 6º AO 9º ANOS, ISSO TEM FEITO MUITO A DIFERENÇA COM A DIMINUIÇÃO DAS OCORRÊNCIAS ESCOLARES E ATRAVÉS DOS PROJETOS EFETIVOS ORGANIZADOS EM CONJUNTO: EQUIPE GESTORA, PROFESSORES, AGENTES ESCOLARES E COMUNIDADE.O MAIS IMPORTANTE OS ALUNOS GOSTAM DA ESCOLA.
ResponderExcluirMárcio Barroso, 18 de Novembro de 2016
ResponderExcluirGostei do texto e da proposta de como solucionar as ocorrências.
O problema é que confundimos punição com educação.
ResponderExcluirPunição é castigo que se impõe a alguém.
Educação é um processo de ensinar e aprender.
Portanto, é primordial diferenciar punir de educar.
A punição é algo necessário quando o ser não consegue enxergar os limites, algo que está tirando o direito do outro, seja por agressão verbal ou física.
Educação implica em: instruir, capacitar, exemplificar, demonstrar, ensinar o que é certo e o que é errado.
o problema que é um estudo de outro pais, outra realidade, onde criminoso que usam crianças são duramente punidos
ResponderExcluirEstamos vivendo momentos difíceis de muito desemprego e afeta diretamente nosso publico carente. Estudo de realidades diferentes do nosso pais.
ResponderExcluir