sábado, 29 de junho de 2013

JANELA DE DISCIPLINA SOCIAL
PAUL MCCOLD  e TED WACHTEL
(Instituto Internacional de Práticas Restaurativas, Bethlehem, Pensilvânia, EUA)





PAUL MCCOLD  e TED WACHTEL  apresentaram proposta de uma teoria de justiça restaurativa,  composta de três estruturas conceituais distintas, dentre as quais, a JANELA DE DISCIPLINA SOCIAL. Segundo os autores, todos que detêm cargo de autoridade precisam tomar decisões sobre como manter a disciplina social (pais criando filhos, professores em salas de aula, empregadores supervisionando empregados ou profissionais da justiça respondendo a transgressões penais). Até pouco tempo punições eram vistas como a única forma eficiente de disciplinar aqueles que se comportavam mal ou cometiam crimes.
Punição e outras opções estão ilustradas na JANELA DE DISCIPLINA SOCIAL (gráfico acima), criada pela combinação de duas situações: CONTROLE, que limita ou influencia as pessoas, e APOIO, que cuida, encoraja ou assiste pessoas. As combinações desses continuums foram limitadas a ALTO e BAIXO. A delimitação clara de limites e a imposição diligente de padrões de comportamento caracterizam um alto grau de controle social. Padrões vagos ou fracos de comportamento e regulamentos permissivos ou inexistentes caracterizam um baixo controle social. A assistência ativa e preocupação pelo bem-estar coletivo caracterizam o alto apoio social. A falta de encorajamento e uma provisão mínima para necessidades físicas e emocionais caracterizam o baixo apoio social. Combinando um nível alto ou baixo de controle com um nível alto ou baixo de apoio, a JANELA DE DISCIPLINA SOCIAL define quatro abordagens à regulamentação do comportamento: PUNITIVA, PERMISSIVA, NEGLIGENTE E RESTAURATIVA.
A abordagem PUNITIVA/RETRIBUTIVA, com ALTO CONTROLE E BAIXO APOIO, tende a estigmatizar as pessoas rotulando-as indelevelmente de forma negativa. A abordagem PERMISSIVA/REABILITADORA, com BAIXO CONTROLE E ALTO APOIO, tende a proteger as pessoas das conseqüências de suas ações erradas. BAIXO CONTROLE E BAIXO APOIO conduzem a uma disciplina social NEGLIGENTE, uma abordagem caracterizada pela indiferença e passividade.
A abordagem RESTAURATIVA, com ALTO CONTROLE E ALTO APOIO, confronta e desaprova as transgressões, afirmando o valor intrínseco do transgressor. A essência da justiça restaurativa é a resolução de problemas de forma colaborativa. Práticas restaurativas proporcionam, àqueles que foram prejudicados por um incidente, a oportunidade de reunião para expressar seus sentimentos, descrever como foram afetados e desenvolver um plano para reparar os danos ou evitar que aconteça de novo. A ABORDAGEM RESTAURATIVA É REINTEGRADORA e permite que o transgressor repare danos e não seja mais visto como tal.

5 comentários:

  1. Procuramos na E.E.ETI JOSÉ MUNIZ TEIXEIRA, TODOS OS MEIOS DE APRESENTAR AOS NOSSOS EDUCANDOS ATRAVÉS DE PALESTRAS, PROJETOS, TRABALHOS ESCOLARES, EM TODOS OS MOMENTOS A IMPORTÂNCIA DELE NA SOCIEDADE E QUE NÃO SERÁ SEU PODER AQUISITIVO OU ESTRUTURAL, QUE VAI IMPEDIR O ALUNO A FAZER PARTE DA SOCIEDADE DE FORMA DIGNA E RESPEITOSA. PROCURAMOS MOSTRAR QUE TODOS TEM A MESMA OPORTUNIDADE ATRAVÉS DOS ESTUDOS, PORQUE OS ESTUDOS LEVARA A CHEGAR ONDE SEUS OBJETIVOS SERÃO TRAÇADOS PARA O FUTURO. HOJE PRESERVAMOS UM ATO QUE EM MUITAS ESCOLAR NÃO SE VÊ MAIS QUE SÃO OS CULTOS A BANDEIRAS. NA NOSSA ESCOLA ISSO É FEITO PELOS NOSSOS ALUNOS FALANDO EM DEUS, NO RESPEITO, NA AMIZADE, NAS CONQUISTAS E POR FINAL CANTAMOS O PAI NOSSO COM MUITO RESPEITO COM OS ALUNOS DOS 6º AO 9º ANOS, ISSO TEM FEITO MUITO A DIFERENÇA COM A DIMINUIÇÃO DAS OCORRÊNCIAS ESCOLARES E ATRAVÉS DOS PROJETOS EFETIVOS ORGANIZADOS EM CONJUNTO: EQUIPE GESTORA, PROFESSORES, AGENTES ESCOLARES E COMUNIDADE.O MAIS IMPORTANTE OS ALUNOS GOSTAM DA ESCOLA.

    ResponderExcluir
  2. Márcio Barroso, 18 de Novembro de 2016
    Gostei do texto e da proposta de como solucionar as ocorrências.

    ResponderExcluir
  3. O problema é que confundimos punição com educação.
    Punição é castigo que se impõe a alguém.
    Educação é um processo de ensinar e aprender.
    Portanto, é primordial diferenciar punir de educar.
    A punição é algo necessário quando o ser não consegue enxergar os limites, algo que está tirando o direito do outro, seja por agressão verbal ou física.
    Educação implica em: instruir, capacitar, exemplificar, demonstrar, ensinar o que é certo e o que é errado.

    ResponderExcluir
  4. o problema que é um estudo de outro pais, outra realidade, onde criminoso que usam crianças são duramente punidos

    ResponderExcluir
  5. Estamos vivendo momentos difíceis de muito desemprego e afeta diretamente nosso publico carente. Estudo de realidades diferentes do nosso pais.

    ResponderExcluir